10 novembro 2009

RETIRO DE BATURITÉ

ESTREITAR OS LAÇOS...

Mais uma vez as irmãs do nordeste permitem que bebamos um pouco mais do carisma e da vivência comunitária da Congregação. Os associados de Juazeiro do Norte, fazem parte pela primeira vez do retiro anual, que desta vez aconteceu em Baturité, no Ceará.


Quanta acolhida e boas vindas. Os laços entre associados se estreitaram, e se estendeu mais ainda com as irmãs. Fomos em busca de mais, neste poço tão profundo de reflexões e partilha. A alegria de fazer parte do retiro não podia ser medida, e estava espalhada pelos corredores, na alegria e no silêncio.
Não tínhamos dimensões dos efeitos deste encontro, e sim muitas expectativas. Entretanto, expectativas e sonhos, diferentemente do comum, nos ajudaram a viver este retiro com a Congregação no nordeste. Vivemos tão intensamente, que bebemos muita espiritualidade. Uma troca de experiências tão intensa, que se deixar entregar a Deus foi inevitável.
Deus nos ama do jeito que somos, e não precisamos mudar para que ele nos ame. Seu amor é gratuito, mas mudamos porque Deus nos ama. A Irmã Sônia que conduziu o retiro no ajudou bastante a mudar. As Irmãs de Nossa Senhora nos concederam o vinho melhor, que foi distribuído em todo o encontro, nas orações, nos corredores, na partilha e no silêncio.
Alix realmente tinha algo de novo, ao se dispor sair, em longas viagens, em ir ao encontro. Graças a essa disposição de abrir as portas, nós associados nos encontramos com as irmãs a cada vez, no mesmo poço, a puxar o mesmo balde, a beber da mesma água, e a tomar a mesma atitude: Fazer todo o bem possível!
Nossa gratidão às irmãs, pelo encontro, pela experiência comunitária. Voltamos as nossas atividades com os mesmos objetivos, e com outros olhos, renovados pelo retiro. Que Alix e Pedro Fourier, com nosso padrinho, possam nos ajudar a fazer o outro crescer e ser gente.
Associados CND de Juazeiro do Norte, 12 de Julho de 2009.

Nenhum comentário: